Sobre a Light
A holding brasileira Light possui ativos de geração, transmissão e comercialização de energia em três regiões
Rio de Janeiro. A Light atende clientes individuais, comerciais e industriais em 31 municípios, representando uma população de aproximadamente 10 milhões de pessoas.
O Desafio
Em dezembro de 2007, a administração da Light fez uma parceria com a CHOICE para ajudar a reverter uma tendência perturbadora e contínua de aumento no índice de perdas de energia. Em particular, o escopo do projeto incluía:
- Fornecer informações oportunas para que suas equipes de inspeção identifiquem o maior potencial de roubo de eletricidade entre clientes comerciais e consumidores.
- Reduzir o fluxo de perdas financeiras mensais, representando milhões de dólares (USD) em receitas perdidas para a concessionária.
- Mostrar um rápido retorno do investimento para o projeto sem nenhum efeito negativo no desempenho contínuo da Utility.
A Solução
Os cientistas de dados da CHOICE trabalharam com a equipe de gerenciamento da Light para integrar fontes de dados díspares e atuais; regras, procedimentos e processos de investigação NTL específicos da Utility na solução CHOICE Revenue Intelligence™. Dentro de quatro meses do início do projeto, as equipes de inspeção da Light estavam recebendo informações acionáveis sobre onde recuperar as perdas não técnicas.
A Light relatou aos seus investidores no 4º trimestre de 2009 os seguintes resultados do sucesso do projeto:
“A solução CHOICE Revenue Intelligence proporcionou um aumento adicional de 16,9% na recuperação de energia em 2009, gerando uma receita adicional de 21,9 GMh, com um aumento de 165,1% na recuperação de energia, igual a 70,5 GWh”.
— 4º Trimestre de 2009, Relatório do Investidor: Light
A história continua
Os resultados dessa parceria levaram a CHOICE a vencer o Metering Excellence Awards pela América Latina no ano seguinte.
Além disso, a Light continua obtendo benefícios de sua solução CHOICE Revenue Intelligence™ e calcula a média desses retornos anualmente desde então:
- US$ 40 milhões em receita adicional.
- 168.762 toneladas de redução de emissão de CO2.
- Fatura adicional de 160 GWh.